A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), realiza nesta terça-feira (10), mais uma captação de órgãos em Mossoró. Essa é a quinta captação do ano registrada no município.
A aeronave modelo King Air C90, de uma empresa aeromédica, pousou nesta manhã no Aeroporto Governador Dix-sept Rosado trazendo a bordo o piloto e um médico cirurgião, ambos vindos de Recife-PE.
Serão captados dois rins e um fígado, sendo um rim e um fígado com destino ao estado de Pernambuco, e o segundo rim para transplante no Rio Grande do Sul. Os procedimentos cirúrgicos estão em andamento.

Atualmente, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) regula a captação de órgãos, principalmente, em duas unidades da rede estadual: o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, e o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), em Natal.
No HRTM, a captação de múltiplos órgãos é realizada em pacientes com diagnóstico de morte encefálica, após o consentimento da família. O diagnóstico de morte encefálica é crucial no processo de doação, pois alguns órgãos precisam ser removidos antes da parada cardíaca para que o transplante seja viável.
Você precisa fazer login para comentar.