A trajetória e o trabalho social desenvolvido por Padre Guido Tonelotto ao longo de mais de 30 anos na Paróquia de São José, em Mossoró, foi o tema do livro “Sob o olhar do Anjo Guido e seus guardiões”, escrito por Canindé Silva.
A publicação resgata a contribuição do sacerdote para a sociedade mossoroense, através da socialização de crianças e adolescentes no Projeto Esperança.
“Estamos resgatando uma história que Padre Guido construiu em Mossoró. Meninos que moravam embaixo da ponte, na tenda da Cobal, em estado de vulnerabilidade. Padre Guido começou a apostar nessas crianças. Ele abriu as portas da Paróquia de São José para abrigá-los. Foi o grande trabalho dele em Mossoró”, destacou, Canindé.
Canindé conta que a produção do livro durou cerca de três anos. Segundo ele, o Museu Lauro da Escóssia se tornou a segunda casa nesse período. Além da pesquisa bibliográfica, a captação de relatos dos jovens assistidos à época, trouxe relatos surpreendentes e que dimensionam a importância do trabalho desenvolvido pelo italiano em Mossoró.
“Encontrei médicos, professores, servidores públicos, guardas, policiais. Para eles, ‘se não fosse Padre Guido, nada teria dado certo’. Isso foi muito gratificante”, ressaltou.
Natural de Concórdia, província de Veneza, na Itália, Padre Guido chegou ao Brasil em 1955, através de um trabalho missionário da Igreja Católica. Mas somente em 1978, ele se transferiu para Mossoró.
O escritor Canindé Silva destaca que o sacerdote foi um dos pioneiros no trabalho assistencialista na região, em uma época em que não existiam políticas públicas voltadas para pessoas em situação de rua. Foi através desse trabalho, que surgiu o Projeto Esperança. Mesmo após a sua morte, no dia 11 de novembro de 2009, o legado da sua obra social continua vivo e, agora, registrado através da publicação do autor mossoroense.
O lançamento do livro “Sob o olhar do Anjo Guido e seus guardiões” acontece no próximo sábado (09), às 15h, no Projeto Esperança, ao lado da Igreja São José. A cada exemplar vendido, metade do valor arrecadado será revertido para a obra do projeto.
Você precisa fazer login para comentar.