Você sabe o que é uma cidade comprometida com o “Lixo Zero”? Trata-se de uma proposta de solução viável em busca de eliminar o desperdício por meio de práticas sustentáveis, como redução, reutilização, reciclagem e compostagem de resíduos.
Pensando em ampliar a discussão o coletivo “Lixo Zero Mossoró” promove o Encontro de Boas Práticas na cidade, que será realizado nos dias 25 e 26 de julho, das 08h às 11h30, no auditório do Centro de Engenharias da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
De acordo com o Plano Estadual de Resíduos Sólidos, Mossoró produz mais de 60 milhões de quilos de lixo por ano, porém apenas 0,13% dos materiais recicláveis são recuperados, uma taxa muito abaixo do mínimo estabelecido nas metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 12, que é de 25,48%.
“Essa situação reflete um cenário global em que muitas cidades não dão a devida atenção à gestão de resíduos sólidos urbanos, resultando em perda de oportunidades econômicas e sociais, além de impactos negativos na saúde da população e no meio ambiente”, afirma Hilquias Sabino, embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil. .
No entanto, há exemplos inspiradores de cidades que adotaram a política de “lixo zero” e alcançaram eficiência na gestão dos resíduos, reduzindo significativamente seu impacto ambiental. Um desses exemplos é a cidade de Capannori, na Itália, que possui uma das mais altas taxas de reciclagem municipais na Europa.
Capannori assinou a Estratégia Europeia de “Lixo Zero” e comprometeu-se a eliminar o envio de resíduos para aterros sanitários até 2020, com base na diminuição da geração de resíduos, reutilização e reciclagem. O município alcançou uma taxa de 99% de separação dos resíduos na origem e possui uma satisfação de 94% da população com o serviço. Capannori tornou-se uma referência mundial em gestão de resíduos.
Nesse contexto, o Instituto Lixo Zero Brasil e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido-UFERSA promoverão o Encontro Lixo Zero de Boas Práticas em Mossoró, que tem como objetivo reunir representantes da sociedade civil, empresas, entidades governamentais e instituições de ensino para trocar experiências e discutir soluções para os desafios relacionados ao gerenciamento de resíduos. O evento oferecerá uma oportunidade única para ampliar o conhecimento sobre práticas sustentáveis e incentivar a implementação de medidas inovadoras para a redução de resíduos e o combate ao desperdício. “É possível gerar riqueza e qualidade de vida enquanto protegemos o planeta”, afirma Hilquias Sabino, embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil. Cuidar do meio ambiente e deixar um mundo saudável para as gerações futuras é uma responsabilidade de todos.
O objetivo final é evitar o envio de qualquer resíduo para aterros sanitários. Ao adotar essa abordagem, Mossoró possui um potencial significativo para se tornar uma referência em sustentabilidade, uma vez que o município já possui instrumentos econômicos, sociais e ambientais para promover esse avanço.