Estudantes com deficiência poderão se matricular na rede pública de ensino para o ano letivo 2025 de forma antecipada. De acordo com a Secretaria de Educação do Estado, as matrículas estarão disponíveis a partir do dia 19 de novembro e seguirão até 6 de dezembro.
A supervisora de Educação Especial, Karythya Mayara, reforça que o prazo é voltado apenas para novos alunos. A solicitação das matriculas deve ser realizada através do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc). Após o procedimento, os responsáveis têm até 72h para irem às escolas e fazer a validação da matrícula com a documentação.
Para os pais de alunos com deficiência, são exigidos documentos específicos como o laudo, para diagnósticos fechados, ou um relatório pedagógico, para os estudantes que ainda não possuem um laudo fechado. Além disso, a secretaria solicita o Plano Educacional Individualizado (PEI), o Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) e relatórios psicopedagógicos.
O período de matrículas antecipadas é válido para todos os tipos de escolaridade, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Os pais que estiverem com dificuldades, podem procurar as escolas para obter suporte.