Por Clara Fonseca/estagiária
Os atendimentos do Núcleo de Ginecologia e Obstetrícia (NGO) na Maternidade Almeida Castro em Mossoró, foram normalizados neste fim de semana, após acordo com a Secretaria de Saúde Pública (Sesap).
Os profissionais haviam iniciado a paralisação no dia 25 de novembro e durante esse período, apenas dois médicos, que tinham contratos com a Prefeitura de Mossoró, realizavam os atendimentos. Os que dependiam da Sesap, pararam as atividades em forma de protesto pelo atraso nos repasses.
Em nota, a Sesap prestou esclarecimentos à população:
“A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informa que, após negociações, foi firmado um acordo com a Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e Infância de Mossoró (Apamim) e as Cooperativas para a suspensão da paralisação dos obstetras, garantindo a continuidade dos serviços de saúde à população. É importante ressaltar que a Sesap regulariza a situação de atendimento da Apamim e garante o atendimento regular da assistência materno infantil na região Oeste como vem fazendo há 10 anos. Além disso, o Hospital da Mulher segue em avanços para abertura plena que ocorrerá em até julho de 2025. A Sesap reafirma seu compromisso com a mediação e resolução de conflitos em prol da garantia da assistência à saúde da população do Rio Grande do Norte.”
Mossoró, 30 de Novembro de 2024