Uma denúncia de maus-tratos foi registrada no Planalto 13 de Maio, em Mossoró. O animal é mantido preso em um terreno baldio, trancado com cadeado, sem acesso à água e à comida.
A situação perdura há anos e a cadela sobrevive com ajuda de vizinhos que frequentemente colocam água e comida. Uma moradora contou que ela chegou a dar cria e perdeu todos os filhotes.
Maus-tratos a animais é crime no Brasil, previsto na Lei nº 9.605/1998. A pena pode variar de detenção a multa.
A moradora, que mora na mesma rua do terreno, conta que a cadela morava na rua e foi trancada pelo dono do terreno por motivos desconhecidos. Ela diz ainda que o portão estava isolado com zinco para impedir o acesso ao animal e que os próprios moradores retiraram o material para conseguir alimentá-lo, chegando a ser repreendidos pelo dono do local.
Ao se aproximar do portão, é possível ouvir o grunhido do animal, que pode ser interpretado como choro. A moradora conta que outros cachorros já foram presos e chegaram a morrer, vítimas de maus-tratos.
“Se ele não quer a cachorra, ele solte ou ele doe”, desabafa a moradora.
Segundo a moradora, a Polícia Ambiental já foi acionada e uma ONG já tomou ciência da situação e pretende resgatar o animal.

Você precisa fazer login para comentar.