Em vídeo encaminhado nesta sexta-feira (18) para o Jornalismo TCM moradores mostram o descarte de água no Bairro Abolição em Mossoró.
Por nota a Caern explica que a água descartada, oriunda do poço 11, está seguindo o caminho do sistema de drenagem local. As análises feitas continuamente mostram que esse descarte pode ocorrer, seguindo a legislação vigente. A água segue o mesmo caminho das chuvas, pois o sistema de drenagem foi feito para escoamento de água.
Segundo o diretor presidente da Caern, Roberto Linhares, a Companhia realiza ações para melhorar o abastecimento na cidade.
A Caern informou que está enviando esforços na interligação e melhorias do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) da cidade de Mossoró permitindo uma melhor distribuição. De acordo com eles, o poço P14 está recebendo uma bomba mais potente, ampliando a sua produção de água, e será interligado por meio de uma nova rede para a área do P11.
Na sequência o Poço 31 também será interligado nesse sistema. Também será aumentada a vazão da adutora. Estão sendo investidas nestas melhorias emergenciais na cidade cerca de R$ 2 milhões.
A ação é necessária para suprir de forma plena a área atendida pelo P11, onde ficam os bairros Abolições I e II, além de parte do Santo Antônio. O Poço passou recentemente por uma grande obra de recuperação, tendo serviço finalizado na semana passada, com investimentos de R$1 milhão.
Desde que foi reativado, está em processo de descarga, em que a água é descartada como forma de limpeza, até que se chegue aos padrões de potabilidade ou que seja constatada a necessidade uma nova intervenção no equipamento.
A previsão da Caern é que as implementações destas ações estejam concluídas até o fim do mês de agosto.
Assim, até que o abastecimento esteja completamente regularizado, a Companhia adotará a distribuição de água de forma setorizada.
Confira como será realizado o rodizídio:
De segunda a sexta, em dias alternados, serão abastecidos os seguintes bairros: Alto do Sumaré, Dom Jaime Câmara (incluindo conjuntos Liberdade I e II), Ilha de Santa Luzia, Paredões, parte do Centro, parte do Bom Jesus (incluindo comunidade Ingá), Bom Jardim, parte do Santo Antônio e Barrocas. Já os Abolições I e II e Santo Antônio (Divisa do Abolição I até o Ferro de Engomar), além das comunidades Cordão de Sombra I e II, Mulunguzinho, Favela, Hipólito I, II na zona rural de Mossoró e as vilas Guanabara, Paraná e São Paulo, em Serra do Mel terão abastecimento aos sábados e domingos. Os demais bairros de Mossoró permanecem com o fornecimento de água de forma regular.