Quem se levantou cedinho nesta quinta (19) pode apreciar uma visão bem diferente em Mossoró/RN. A região central da cidade ficou coberta por uma forte névoa. O trânsito ficou mais perigoso por que a clima diminuiu muito a visibilidade. Quem estava em lugares mais altos teve dificuldade de ver os prédios da cidade.
O jornalismo TCM registrou o fenômeno no prolongamento da Avenida João da Escóssia, próximo ao Partage Shopping. Confira as imagens a seguir.
Segundo José Espínola, doutor em climatologia da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa), esse tipo de nevoeiro nessa época do ano é comum na região, principalmente quando o céu está sem nuvens. “Quando não tem nuvens, a superfície do solo perde muita radiação para a atmosfera, a superfície do solo se resfria muito e a umidade relativa aumenta e chega próximo dos 100%. Então sempre que a gente tem a formação do nevoeiro, significa dizer que as nuvens começaram a se formar imediatamente acima da superfície devido a alta umidade do ar”, explica Espínola”.
Escute a explicação na íntegra.
A Neblina – também chamada de Nevoeiro ou Bruma – é um fenômeno atmosférico causado pela condensação da umidade presente no ar em forma de vapor. A diferença entre neblina e névoa está nas limitações no campo de visão: enquanto a neblina que aconteceu em Mossoró não permite ver coisas em um espaço menor que um quilômetro, a névoa, por ser mais fraca, não atrapalha tanto a visibilidade.