Mossoró passará a contar com quatro equipes de técnicos de saúde rural. Cada técnico irá assistir 30 produtores que já são vinculados à assistência técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A iniciativa promove a saúde de produtores rurais, seus familiares e empregados assistidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/RN, por meio de visitas domiciliares mensais e gratuitas. O programa é focado na prevenção de doenças, promoção do bem-estar e diagnóstico precoce.
“Serão realizadas visitas mensais na casa desses produtores, onde vamos realizar assistência básica de saúde ao produtor e familiares. Esse programa é principalmente voltado à educação em saúde, autocuidado e prevenção”, explicou Gabrielle Miranda, técnica de saúde rural.
O programa realizado pelo Senar vai começar no Rio Grande do Norte em cinco cidades: Mossoró, Serra do Mel, Florânia, Tenente Laurentino Cruz e São Vicente. Em Mossoró, conta com o apoio da Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Os beneficiados pelo programa, segundo o Senar são aproximadamente 460 homens e mulheres do campo nas cinco cidades contempladas com o projeto, serão acompanhados por dois anos. O programa utiliza o Telessaúde quando necessário. “Eles terão acesso ao Telessaúde (via on-line – por videochamada); consultas médicas 24 horas e com psicólogo de segunda a sexta com agendamento prévio”, completou Gabrielle. As equipes de técnicos de saúde rural iniciarão os atendimentos na zona rural em breve.