A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início nesta quarta-feira (16) a vacinação da quinta dose do imunizante contra a Covid-19 para pessoas acima de 60 anos. A aplicação da terceira dose de reforço ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
A medida segue recomendação da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e Comitê de Especialistas por conta da identificação de uma nova variante no País (BQ.1). Alguns estados já apresentam aumento no número de casos. A recomendação é que os idosos a partir dos 60 anos ou mais que tomaram a quarta dose há quatro meses busquem o novo reforço.
“O município de Mossoró, diante das recomendações do Comitê de Especialistas da Sesap, inicia hoje a vacinação dos idosos a partir de 60 anos ou mais com a quinta dose, assim como já se vem fazendo com os imunossuprimidos. A recomendação é que aqueles idosos que tomaram a quarta dose há quatro meses iniciem a vacinação”, explicou o coordenador do Programa Nacional de Imunização, Etevaldo Lima.
A coordenação do PNI reforça à população que ainda não recebeu a segunda, terceira e quarta doses da vacina contra a doença que compareçam à Unidade Básica de Saúde para ser imunizada. Atualmente, Mossoró soma 123.299 pessoas que estão nesta condição de atraso com esses imunizantes.
“Reforçamos a quem está com dose atrasada que busque as Unidades Básicas de Saúde e atualize seu esquema vacinal. E os idosos que completaram seu esquema com a quarta dose que iniciem a quinta dose diante do período recomendado, que é de quatro meses após a última dose. Também apelamos para que pais ou responsáveis levem as crianças a partir de 3 anos ou mais que não tenham tomado suas doses ou não completaram seu esquema com a segunda dose que retornem às UBSs”, diz Etevaldo Lima.