Cirurgia de catarata, retirada da vesícula biliar, cirurgia de hérnia, remoção das hemorroidas e retirada do útero. Essas são algumas das cirurgias eletivas com o maior nível de prioridade que deverão ser contempladas no RN com os recursos de R$ 10 milhões do Programa Nacional de Redução de Filas.
Cerca de 21 Municípios do estado devem ser contemplados, Mossoró está entre eles. Na primeira fase, o recurso deve contemplar 6.676 cirurgias. Nas redes sociais, uma internauta reclamou o tempo de espera para fazer uma Histerectomia na cidade, “há um ano minha tia está aguardando essa cirurgia”.
Segundo o Plano Estadual de Redução das Filas, o procedimento com maior número de pessoas na fila é a cirurgia de catarata, com 17 mil pacientes à espera. Cerca de 2.596 cirurgias serão realizadas, ou seja, 15% da fila será atendida.
A colecistectomia – remoção da vesícula biliar – é o segundo procedimento mais procurado, com cerca de 3 mil cirurgias pendentes. Pouco mais de 1,8 mil pessoas serão atendidas, ou, 60% da fila.