Em 2024, a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) contabilizou 583 emissões do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) em Mossoró, grande parte realizadas durante mutirões promovidos no segundo semestre. A inscrição no CAF é indispensável para que os agricultores familiares tenham acesso a políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do setor, substituindo a antiga Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).
O CAF identifica e qualifica os beneficiários dentro da Política Nacional da Agricultura Familiar, conforme a Lei nº 11.326/2006. Para emitir o documento, os agricultores devem apresentar documentação pessoal com foto, comprovação de renda, documento da terra e comprovante de residência.
Cleide Sena, assistente técnica da Seadru e responsável pelos mutirões realizados na zona rural, destacou o impacto positivo da iniciativa. “A Secretaria de Agricultura fica muito orgulhosa. Tivemos um número muito bom de emissão de CAFs, garantindo que os agricultores tenham acesso às políticas públicas. Promovemos aproximadamente 25 mutirões e registramos uma alta procura”, afirmou.
Para o início do próximo ano, a Seadru já programou cinco novos mutirões que atenderão comunidades rurais de Mossoró. As datas específicas serão anunciadas em breve. “Pela nossa programação, já temos cinco mutirões agendados para 2025. Em breve, divulgaremos as datas para que os agricultores possam se organizar”, destacou Cleide Sena.