Por Rafaela Lúcio
Nos últimos dias, Mossoró tem registrado temperaturas mais baixas e ventos mais fortes. Segundo o professor climatologista José Espínola, “estamos passando pela época mais fria do ano, que é a estação de inverno. Geralmente, as temperaturas mais baixas são registradas no início da manhã”, afirmou.
Essas baixas temperaturas tendem a ocorrer em dias sem nuvens no céu. Espínola explica que “são em madrugadas de céu claro, ou céu de brigadeiro que a quantidade de perda de energia pela superfície é maior e, consequentemente, o ar que está em contato com a superfície fica mais frio.” Esse fenômeno gera dias mais frios na região, fazendo com que os termômetros registrem temperaturas mais baixas.
Espínola também alerta para a temporada de ventos fortes que se aproxima: “Entramos na temporada dos ventos entre agosto, setembro e outubro, que são os meses de maior velocidade do vento em nossa região.”, concluiu.
Além das temperaturas, o Instituto de Metrologia (Inmetro) destaca a baixa umidade do ar, o que requer uma atenção especial, principalmente, para pessoas com problemas de alergia, crianças e idosos.