As equipes do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), unidade da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), foram acionadas pela Central de Transplantes do RN para dar apoio em mais uma ação de transporte de órgãos.
A Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) realizou a segunda captação de rins que foram encaminhados para Natal nesta terça-feira (8). O helicóptero Potiguar 2 resgatou o órgão em Mossoró.
Susana Cantídio, coordenadora do CIHDOTT, conta que ainda existe relutância das famílias para optarem pela doação de órgãos. “Ainda existe muitos ‘não’ para doação, a gente já teve pacientes que chegando até o final do protocolo e as famílias, por seus motivos de dizem ‘não’.”
A partir do momento que sai o resultado do eletroencefalograma, que é o último exame, quanto mais rápido os familiares optarem pela doação, melhor. Mas a família tem tempo para pensar e conversar com os outros, com o pai, com a mãe, porque não é só chegar um e dizer que vai querer doar. É necessário toda a família tenha consciência.