Segundo monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró/RN, atualmente 10.149 crianças de 5 a 11 anos não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O número representa um percentual de 36% do público dessa faixa etária estimado para tomar o imunizante. Das crianças que tomaram a D1, mais de cinco mil estão com a segunda dose em atraso. Etevaldo Lima, coordenador de imunização do município, alerta sobre a importância de completar o esquema vacinal desse público.
“Para essa faixa etária é necessário ter as duas doses do imunizante para estar se protegendo contra a Covid-19, e as crianças dependem dos pais e responsáveis para estar iniciando ou atualizando a situação vacinal contra a Covid, que ainda não acabou… E a gente tem que estar mantendo a caderneta de vacinação atualizada para estar controlando essa doença”, diz Etevaldo.
SARAMPO E INFLUENZA
Além das vacinas contra a Covid, Mossoró também segue com as campanhas de imunização contra o sarampo e Influenza para as crianças de 6 meses até 5 anos de idade. Estão sendo vacinados também contra a Influenza pessoas acima de 60 anos e trabalhadores da Saúde. Esses trabalhadores também recebem vacina contra o sarampo.
No próximo sábado (30) acontece o dia D de Mobilização Nacional das Campanhas de Influenza e Sarampo, com vacinação em 14 pontos em Mossoró. A partir do dia 30, a vacinação contra a Influenza passa a ser para todos os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Os grupos prioritários para a vacinação da Influenza são: pessoas acima de 60 anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo; rodoviário; passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Confira os pontos de vacinação no Dia D em Mossoró:
UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE – 8h às 17h
UBS Maria Soares da Costa – Alto de São Manoel
UBS Vereador Lahyre Rosado – Alto do Sumaré
UBS Maria Neide – Dom Jaime Câmara
UBS Epitácio da Costa Carvalho – Costa e Silva
UBS Raimundo Renê de Castro – Boa Vista
UBS Marcos Raimundo – Belo Horizonte
UBS José Leão – Alto da Conceição
UBS Sueldo Câmara – Abolição II
UBS Cid Salém – Abolição IV
UBS Conchita Ciarline – Abolição II
UBS Chico Costa – Santo Antônio
UBS Ildone Cavalcante – Barrocas
Centro Clínico Evangelico – Centro
Partage Shopping – 10h às 20h