Ela viveu tempo suficiente para ver duas guerras mundiais, duas pandemias, e a invasão de lampião a cidade de Mossoró. Sebastiana nasceu em Mossoró no dia 20 de janeiro de 1911 – ou seja, uma cidade bem diferente da que temos hoje. Só para você ter uma noção, Mossoró se tornou cidade apenas em 1870.
Uma mulher dessa idade certamente tem muitas histórias para contar. A mais pedida pela família nas reuniões é sobre a passagem do bando de Lampião na cidade em 1927. Sebastiana diz que era uma “moleca” – tinha 16 anos.
“Veio fazer um tiroteio, eu lembro, eu era menina… ai meu pai e a mulher dele correram pro meio do mato [pra se esconder] crendo que Lampião ia matar o povo. Mas veio só disparar contra a igreja. Prá! prá! Corremos tudo pra dentro do mato”.
A festa feita pelos descendentes de Dona Taninha se justifica. Em 2021, o IBGE anunciou que a expectativa de vida do brasileiro é de 76,8 anos.
A carteira de identidade de Sebastiana da Conceição é a prova de que ela certamente é umas das pessoas mais velhas do país. A carteira tem até um ‘errinho’ – é que usaram a data de batismo que só aconteceu em 06 de abril de 1911. Mas Sebastiana sempre comemorou em 20 de janeiro.
E a saúde vai muito bem, obrigado. Dona Taninha não tem doenças graves, não tem pressão alta ou diabetes. Os exames recentes garantem que ela está bem de saúde, e por isso não toma nenhum remédio.
Moradora do bairro Santo Antônio em Mossoró, Sebastiana tem 5 filhos, e perdeu as contas de quantos netos, bisnetos e tataranetos. Ninguém da família que estava na festa soube dizer ao certo quantos netos ou bisnetos ela tem.
Quando perguntada hoje de manhã se era feliz, respondeu com sabedoria: “Eu gosto de todo mundo. Ninguém nunca me fez mal. Até aqui estou em paz”.
Eventos Históricos que citamos:
Nascimento de Dona Taninha – 1911
1ª Guerra Mundial – começou em 1914
Gripe Espanhola – 1918
Invasão do Bando de Lampião – 1927
2ª Guerra Mundial – começou em 1939
Pandemia da Covid – 2020
Confira mais alguns registros do café da manhã de festa:
Você precisa fazer login para comentar.