A Sociedade Amigos da Pinacoteca Potiguar (SAPP) apresenta, na próxima terça-feira (23), o espetáculo “O Circo Chegou”, parte do projeto Arte que Inclui 2.0 – Estrelas Especiais. A montagem será encenada no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, em duas sessões: às 8h30 e às 14h30.
Participam do espetáculo unidades de ensino da rede estadual, são elas: Escola Estadual Eliseu Viana, Escola Estadual Abel Coelho e Escola Estadual Francisco Antônio de Medeiros. A apresentação ainda conta com a parceria da Associação dos Deficientes Físicos de Mossoró (Adefim), da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), e do Centro de Referência em Educação Especial (CREE Mossoró).
Com texto de Diógenes da Cunha Lima, adaptação de Iaperi Araújo e direção de Liana Duarte, a peça leva ao palco uma história de sensibilidade e inclusão social. O enredo acompanha quatro crianças com deficiência (PCDs) que, diante da chegada de um circo à cidade, compartilham entre si as dificuldades financeiras e físicas que as impedem de participar desse universo mágico. No entanto, tudo muda quando um integrante da trupe circense ouve a conversa e revela que aquele não é um circo comum, mas sim um espaço onde todos podem ser artistas e viver a experiência do picadeiro.
“O Circo Chegou” traz uma mensagem de igualdade e representatividade. “É um circo onde tudo pode acontecer, onde cada pessoa tem a liberdade de ser o que quiser, sem barreiras ou limitações”, destaca Isaura Amélia, mentora do projeto.
A iniciativa reúne grandes nomes da cultura potiguar, como o poeta Diógenes da Cunha Lima e o artista Iaperi Araújo, além de contar com a coordenação geral de Deilson Pereira e a colaboração da professora e pesquisadora Isaura Amélia Rosado, mentora do projeto.
O espetáculo integra a programação do Arte que Inclui 2.0 — Estrelas Especiais, uma ação da SAPP que reforça o papel da arte como ferramenta de transformação e inclusão social.
A iniciativa é viabilizada por emenda parlamentar do deputado federal Beto Rosado com apoio da Pinacoteca da Ufersa e Banco do Nordeste.




Você precisa fazer login para comentar.