Em Mossoró, existem 66 pretendentes cadastrados na fila de adoções. Até o momento, o município contabiliza 10 doações já realizadas neste ano.
O cadastro para os interessados em adotar e de possíveis crianças e adolescentes aptos à adoção é realizado de forma eletrônica, através do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA).
“O sistema está se tornando mais intuitivo, fácil e claro para todas as pessoas que pretendem adotar. Antes, os documentos eram anexados pela Vara da Infância e Juventude ou por email, através de advogado constituido”, afirmou Diana Paula, presidente da OAB Mossoró.
O sistema para adoções pode ser acessado através da plataforma Gov.br, do Governo Federal, onde se realiza o recolhimento de todas as informações pessoais. Caso haja alguma dúvida por parte da população, no próximo sábado (19), às 14h, a Subsecção Regional da OAB de Mossoró estará sediando uma reunião, promovida em parceria com o grupo Afeto, que promove a adoção legal.
“O grupo Afeto, todo segundo sábado do mês, reúne pretendentes à adoção e traz temas importantes que são pertinentes ao assunto. Como advogada, fui convidada também a contribuir desse momento”, concluiu.
O encontro também contará com a presença de Claudianne Bessa, servidora da Vara da Infância e Juventude de Mossoró, que vai explicar o processo de cadastro no sistema para o público.