A “Operação Sorriso”, uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo, retornou ao Rio Grande do Norte pela 6ª vez para a realização de mais um programa de correção de fissura labial e fenda palatina em crianças, adolescentes e adultos. Em Mossoró, a triagem para as cirurgias foi feita nesta segunda-feira (16), no Centro Especializado em Reabilitação Benômia Maria Rebouças, no Bairro Santo Antônio.
Desde o primeiro programa no estado já foram atendidos mais de 410 pacientes, realizadas 270 cirurgias e mais de 3.600 consultas médicas gratuitas. Nesta edição, cerca de 50 procedimentos cirúrgicos devem ser realizados. São aproximadamente 200 pessoas cadastradas.
O coordenador local da Operação, Nipson Torres, explica que “todos os pacientes, após cadastrados, vão passar por 12 consultas com especialistas para fazer o mapa cirúrgico e ver quais já estão aptos a fazer a cirurgia”.
Rafaela fez a cirurgia de correção de fenda palatina há dois anos. Ela é da cidade de Almino Afonso e foi uma das pessoas que compareceu à triagem da operação sorriso em Mossoró. Desta vez para realizar o processo de reconstrução da fissura labial. “Era meu sonho, graças a Deus deu tudo certo”.
A Operação Sorriso reúne profissionais de vários países. A ação chegou ao Brasil nos anos 1990, e, desde então, já realizou 5.834 cirurgias gratuitas para crianças, adultos e idosos.