A ordem de serviço para a reforma e ampliação do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, foi assinada na manhã desta quinta-feira (24) pela governadora Fátima Bezerra. A assinatura autoriza o início das obras no valor de R$ 10,3 milhões. Os recursos são do Orçamento Geral do Estado (OGE), de emendas parlamentares de Bancada e de emenda individual do Senador Styvenson Valentim.
A reforma vai contemplar os setores urgência e emergência, pediatria, centro cirúrgico, central de material esterilizado, lavanderia, necrotério, e ampliação da ala de nutrição e dietética, sistema elétrico e subestação de energia. De acordo com a secretária de Saúdo do RN, Lyane Ramalho, a obra tem previsão de 12 meses.
Nas próximas semanas a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) vai dar início a um plano de ação para a transferência de parte dos serviços do Hospital Tarcísio Maia para o Hospital da Polícia Militar e para o Hospital da Mulher. Durante a reforma, o atendimento acontecerá nas três unidades. “Fizemos um plano de ação visando não haver desassistência na região, de forma que a obra ela vai ser feita parceladamente, deixando a parte mais complexa para o final”, disse Lyane Ramalho ao TCM Notícia.
Ainda segundo a secretária, o Hospital da PM irá receber a parte de cirurgias ortopédicas. Já entre setembro e outubro, os setores de apoio, como Central de Material de Esterilização, a lavanderia e a parte de nutrição serão transferidos para o Hospital da Mulher. Seguindo o plano da Sesap, em novembro o Hospital da Mulher também recebe a parte de pediatria, que, de acordo com a secretária ficará permanentemente na unidade.
“Em novembro vamos abrir a pediatria no Hospital da Mulher, que vai permanecer lá, mesmo após o fim da obra. Nesse processo vamos estar também dialogando com a Secretaria Municipal de Mossoró, para levar os leitos que a gente paga no privado para dentro do Hospital da Mulher. Vamos estar levando os leitos clínicos de pediatria pra lá, e abrindo leitos de UTI pediátrica dentro do HM, levando não só o aumento da qualidade do cuidado, mas também a diminuição de custos prováveis a SMS de Mossoró como para o Estado”.
O passo final do plano operacional da Sesap será a transferência do Pronto-Socorro do Tarcísio Maia para o Hospital da Mulher, em dezembro deste ano. Além da instalação do tomógrafo serão levados 10 leitos de UTI adulto para funcionamento do PS. No HRTM permanecem 20 leitos de UTI e a maior parte das enfermarias.