Pacientes que esperavam por cirurgias eletivas na Maternidade Almeida Castro em Mossoró terão os procedimentos agendados. A informação foi assegurada pela secretária Morgana Dantas no Programa Cenário Político desta terça-feria (17). “Só para tranquilizar as mulheres que estão esperando, não precisa ligar para a maternidade. Vamos aguardar a ligação da Secretaria Municipal de Saúde. Até o final de janeiro vamos estar ligando com a data de retorno dos procedimentos de cirurgia ginecológica dentro da Apamim”, afirmou a secretária.
O Jornalismo TCM conversou com algumas pacientes que denunciaram a demora na realização das operações. De acordo com o grupo de mulheres, as cirurgias estavam marcadas para o dia 10 de dezembro do ano passado, mas foram canceladas sem previsão de data para a realização dos procedimentos.
Cerca de sete mulheres necessitam das cirurgias com urgência. Daniela Ferreira, é uma delas. A paciente precisa fazer histerectomia, ou seja, a retirada de todo o útero, por causa de um mioma. Daniela conta que o hospital justificou o cancelamento por falta de pagamento dos funcionários. “Eles falam que foi por falta de repasse, e quando os pagamentos fossem realizados, eles ligariam pra gente”, conta Daniela.
Kaliane Aline é paciente oncológica e também estava com data marcada para o dia 10 de dezembro para um procedimento de curetagem. Ela disse que liga quase todos os dias para o hospital, mas a resposta é sempre a mesma. “A gente liga [para a maternidade] e não tem previsão”.
Questionada sobre essa situação durante o Cenário Político, a secretária Morgana Dantas tranquilizou a população. Confira a matéria completa aqui: