Os trabalhadores do transporte rodoviário urbano de Mossoró, ligados à empresa Cidade do Sol, paralisaram suas atividades nesta quinta-feira (12) e sexta-feira (13), feriado de Santa Luzia. A decisão foi anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Mossoró e Região Oeste do RN, em protesto contra o atraso no pagamento dos salários de novembro, vale-alimentação, 13º salário e férias vencidas.
Segundo o sindicato, o atraso ocorre devido à falta de repasse dos créditos pela Prefeitura de Mossoró. Mateus Aquino, tesoureiro do sindicato, afirmou que a paralisação é inevitável diante do atual cenário.
“É uma paralisação necessária diante deste quadro de desrespeito aos trabalhadores, principalmente em um período onde todos se preparam para as festividades natalinas. Caso não haja uma resposta objetiva nos próximos dias, é possível que tenhamos uma greve por tempo indeterminado.”
Resposta da Prefeitura
Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (Sesdem) declarou que a paralisação ocorreu sem aviso prévio ou motivos legais. A pasta informou ainda que está tomando providências junto à assessoria jurídica para o retorno imediato do transporte coletivo na cidade e que mantém diálogo com a empresa Cidade do Sol em busca de melhorias no transporte público.
A paralisação coincide com o aumento da demanda de transporte devido à Festa de Santa Luzia, o maior evento religioso de Mossoró, que reúne milhares de fiéis.