A pesquisa de Intenção de Compras para o Dia das Mães, realizada pelo Instituto Fecomércio Rio Grande do Norte, aponta um cenário favorável no comércio de Mossoró/RN para intenção de compras para presentear no dia 8 de maio.
Entre os consumidores que irão às compras para o Dia das Mães, o índice apontou avanço de 53,3% para 56,9%, no comparativo 2021 e 2022. Apesar da intenção de compras ser ainda inferior ao período pré-pandemia, o índice deste ano é 3,6 pontos percentuais superior ao registrado no ano passado.
O estudo mostrou ainda, que os consumidores devem gastar em média R$ 121,25 no presente do Dia das Mães deste ano, R$ 9,17 a mais do que o computado em 2021. O levantamento também mostra que 80,8% dos consumidores vão pesquisar o valor dos presentes de diversas formas antes de finalizar suas compras.
Apesar da boa expectativa, fatores econômicos são apontados pelos mossoroenses como principais impedimentos para não celebrar a data e somam, juntos, 71,1% das justificativas para não ir às compras neste ano. Outro motivo citado foi o fato de não ter quem presentear.
A nossa reportagem visitou comércio e conversou com empresários e consumidores sobre a expectativa. Confira.