Quando o assunto é segurança de voos todo cuidado é pouco. E os protocolos brasileiros são de excelência internacional. Então cada mínimo detalhe é levado muito a sério.
Nas últimas semanas, os pilotos que usaram a pista de pouso do Aeroporto Governador Dix-Sept Rosado em Mossoró/RN registraram uma ocorrência: o surgimento de um ‘obstáculo’ bem na direção da cabeceira da pista mais usada pelas aeronaves.
“Vai atrapalhar bastante aquilo ali. Eu achei muito em cima, com certeza vai impactar no final. Corre o risco de sei lá… futuramente alguém se machucar ali (sic)”. O relato acima foi feito por um piloto experiente, que constantemente pousa e decola do aeroporto de Mossoró.
Hoje no Brasil, qualquer pessoa, física ou jurídica, que tem intenção de construir um prédio, uma torre, uma antena ou qualquer outra coisa num rádio de 20 km do aeroporto precisa pedir autorização junto ao CINDACTA um parecer favorável antes de iniciar a obra.
Um poste no meio do caminho
A reclamação dos pilotos é consequência da construção de uma linha de transmissão para a nova subestação da Cosern em Mossoró. A subestação vai ficar no bairro Belo Horizonte, vizinho ao bairro do aeroporto.
O Portal TCM Notícia entrou em contato com a Cosern que enviou nota onde afirma cumprir “a legislação da Agência Nacional de Energia Elétrica e dos órgãos reguladores de aviação civil”.
Infracea preocupada
A Infracea, empresa que administra o local, não ficou surpresa ao ser questionada sobre o assunto. Na verdade, a empresa está preocupada com a situação. A administração informou que percebeu o possível impacto da obra e convocou uma reunião com os envolvidos. O objetivo era cobrar a documentação de autorização para a obra, mas este documento nunca foi apresentado.
“Por se tratar de tema de Segurança Operacional, principal pilar de nossa companhia, esta empresa assim que tomou conhecimento da instalação de tais postes, buscou se reunir com a equipe responsável pela sua instalação, solicitando que apresentassem o referido parecer, entretanto até o presente momento não recebemos resposta formal sobre o solicitado”, afirmou o comunicado da Infracea.
Pedido de suspensão ignorado
A Infracea afirma ter protocolado à Prefeitura de Mossoró, que forneceu o alvará para instalação dos postes, solicitação de intervenção junto à Cosern para a apresentação do parecer.
A empresa ainda pediu que enquanto não houvesse a apresentação do parecer favorável, a obra fosse interrompida e que fossem removidos os postes já instalados.
Mas o pedido foi ignorado. As obras da instalação de postes de linha de transmissão estão em ritmo acelerado. Com muitos trabalhadores no canteiro de obras na manhã desta sexta-feira (16). A única mudança após manifestação da Infracea foi uma nova pintura para destacar o que os pilotos chamam de obstáculo.
Qual o risco?
Lembram do acidente aéreo que vitimou a cantora Marília Mendonça? Dias após o acidente, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) admitiu que o avião que transportava Marília Mendonça e outras quatro pessoas atingiu um cabo de uma torre de distribuição da empresa, em Piedade de Caratinga.
Nos meses anteriores ao acidente, outros pilotos já haviam relatado aos órgãos aéreos da região que os fios elétricos atrapalhariam o pouso no aeródromo da cidade. Neste acidente, a distância entre o poste e o aeroporto era de cinco quilômetros. A construção dos postes em Mossoró fica a um pouco mais de dois quilômetros do centro da pista.
Quem deveria fiscalizar?
Qualquer obra física construída próximo a aeroportos precisa além do alvará da prefeitura, de um estudo técnico de segurança de voo. “Reforçamos que, independentemente de quem submeta a análise ao CINDACTA (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), ela é obrigatória e visa garantir a conformidade e segurança das operações aéreas”.
Entramos em contato com o departamento de Assessora da Seção de Análise Técnica do CINDACTA III – responsável pelo aeroporto de Mossoró. Através do relato que o portal TCM Notícia fez da obra, o setor não conseguiu identificar nenhuma solicitação semelhante.
Mas identificou uma denúncia formal que apontava suposto risco a operação de voos para o Aeroporto Dix-Sept Rosado por uma construção.
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