Por Alexandre Fonseca
SIMULAÇÃO DE LIGAÇÃO
– Vítima: Alô.
– Golpista: Olá Senhor, detectamos uma compra no valor de R$ 1 mil, do Banco X, em um cartão no seu nome. Você gostaria de cancelar ou reconhece o débito?
De imediato, a vítima fica nervosa, por não ter feito a compra, não possuir cadastro no banco citado e acaba, inconscientemente, passando seus dados para a “verificação no sistema”. Quando perceber que é um golpe, já se tornou mais uma, nas estatísticas de práticas fraudulentas.
As estatísticas assustam! Uma pesquisa divulgada na terça-feira, 13 de agosto, pelo Datafolha em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, realizada entre os dias 11 e 17 de junho de 2024, com 2.508 pessoas de todo o Brasil, revelou que mais de 4.600 (4.678 casos) tentativas de golpes financeiros através de mensagens e ligações telefônicas, são efetuadas por hora, no país.
A simulação no início da matéria, é baseada em um momento vivido por um popular mossoroense que não quis ser identificado. Uma outra situação de tentativa de golpe, já aconteceu, por exemplo, com o jornalista Danilo Queiroz. “Eu recebi uma ligação me perguntando se queria receber informes políticos, chegou uma notificação de ‘confirmação de troca de número do WhatsApp’, com um código. Os golpistas pediram pelo número, mas, senti que tinha algo errado. Identifiquei o golpe. Foi por muito pouco”, conta.
Já Gorete Coelho, professora aposentada e jornalista, foi vítima de um golpe no ano de 2022. “Uma pessoa se passou pelo meu filho, usando a sua foto, entrou em contato falando de um pagamento que não estava conseguindo realizar. Distraída e levada pela emoção de ajudá-lo, não tive o cuidado de ligar ou verificar se realmente era o número do meu filho”, relembra.
Gorete acabou fazendo um Pix no valor superior a R$ 1 mil. Percebeu que tinha caído em um golpe quando teve o contato físico com o filho, horas depois. O questionou da transação e ele negou qualquer pedido de dinheiro. Após o ocorrido, foi até a delegacia, fez o boletim de ocorrência, comunicou ao Banco, que não lhe deu assistência, foi necessário então, acionar a justiça. “Entrei na justiça, através de uma advogada muito competente. Fui o segundo caso no Brasil a conseguir o ressarcimento. Gravei toda a comunicação com os bancos, tudo documentado. Fui indenizada! Recomendo que não faça nenhum Pix sem antes ligar para a pessoa. Apesar de ser instruída, com duas formações, na hora da emoção você acaba caindo. Então, ligue!”, orienta.
Obtendo ajuda da Confederação dos Dirigentes Lojistas
Em caso de golpes ou apenas, se de forma preventiva, quiser consultar a existência de algum débito inapropriado, a CDL de Mossoró pode ofertar um apoio importante. Conversamos com Erik Maia Campelo, especialista em cibersegurança e Diretor de T.I. na sede mossoroense, que nos passou informações relevantes.
Alexandre Fonseca: Após receber uma ligação com um possível golpe, acusando uma compra em um banco do qual a pessoa nunca fez cadastro, como ela pode utilizar os serviços da CDL?
Erik Campelo: A CDL Mossoró disponibiliza um serviço oferecido pelo SPC Brasil chamado “SPC Avisa”. Esse serviço monitora o documento do cliente 24 horas por dia, durante 30 dias, tanto para pessoa física quanto jurídica. Ele rastreia qualquer atividade relacionada ao documento, como inclusões no SPC, Serasa, protestos, cheques, ações judiciais, mudanças de endereço, entre outros. Sempre que houver movimentação no documento, o cliente recebe um alerta via e-mail e SMS, permitindo identificar se a ação foi legítima ou uma possível tentativa de fraude. Em caso de ligações suspeitas, orientamos que o cliente não forneça documentos pessoais, dados do cartão de crédito ou qualquer número solicitado durante a chamada. Se houver dúvidas, o correto é entrar em contato diretamente com a instituição financeira, utilizando o número oficial da bandeira do cartão.
Alexandre Fonseca: O que a CDL orienta quando o assunto é golpe feito via chamada ou texto?
Erik Campelo: Sempre orientamos que, ao suspeitar de um débito ou cobrança, a pessoa procure diretamente a instituição onde o débito foi alegado ou venha até a sede da CDL Mossoró para realizar uma consulta ao SPC e Serasa. Nossas consultas frequentemente revelam que muitos golpes têm origem em plataformas como Facebook, Instagram, além de mensagens SMS, WhatsApp, e-mail e ligações fraudulentas, que tentam induzir a vítima a fornecer documentos pessoais e dados do cartão de crédito. Reforçamos que nunca se deve efetuar um pagamento sem ter certeza absoluta da legitimidade da cobrança.
Registrato
Para casos diversos, além da CDL, o Banco Central possui uma plataforma online e gratuita, que pode ser acessada com dados oficiais da conta GOV de cada indivíduo, para consultas de vários serviços, incluindo, quantas contas bancárias e de cartões de créditos, estão cadastradas no CPF. Se existe alguma dúvida em relação a compras indevidas, a cartões não solicitados, um dos caminhos que deve ser considerado, é o acesso ao Registrato.
O sistema ainda oferece consultas para todas as chaves Pix vigentes no Cadastro da Pessoa Física, assim como, as linhas de créditos e empréstimos disponíveis para o usuário. É uma ótima ferramenta, que auxiliará no momento de desespero inicial, na tomada da decisão correta e irá ajudar a impedir de que o receptor da ligação do golpista, se torne uma vítima.
Alexandre Fonseca: A CDL trabalha em conjunto com a plataforma Registrato do Banco Central?
Erik Campelo: Não, a CDL Mossoró não trabalha diretamente com a plataforma do Banco Central. O Registrato é uma plataforma do Governo Federal que permite ao cidadão consultar informações como contas correntes ativas, chaves Pix cadastradas, entre outros serviços bancários. Embora não atuemos diretamente com essa ferramenta, recomendamos o uso dela como uma medida adicional de segurança para monitoramento financeiro.
Alexandre Fonseca: Qual a importância da plataforma no trabalho integrado, em combater golpes?
Erik Campelo: Embora a CDL Mossoró não utilize diretamente o Registrato, reconhecemos a importância dessa ferramenta no combate a fraudes. É um sistema que permite aos usuários, acompanhem de perto suas atividades bancárias, identificando rapidamente qualquer movimentação suspeita, como a abertura de contas ou cadastros de chaves Pix não autorizados. Essa vigilância adicional ajuda a prevenir golpes e a tomar medidas rápidas em caso de fraudes, complementando os serviços de proteção oferecidos pela CDL e outras instituições.
Canal de denúncia
Em caso de golpes, a vítima também pode recorrer à Delegacia de Defraudações, para registrar um boletim de ocorrência. A delegacia especializada está situada na Rua Coronel Gurgel, número 260, no Centro de Mossoró. Durante a semana, nos turnos matutino e vespertino. A unidade não funciona nos sábados e domingos.
Erik Campelo: Além das ferramentas mencionadas, é essencial que a população adote boas práticas de segurança digital, como manter senhas fortes e exclusivas para cada serviço, evitar clicar em links de origem desconhecida e sempre verificar a autenticidade de mensagens e e-mails recebidos. A educação contínua sobre cibersegurança é fundamental para que as pessoas possam reconhecer e evitar fraudes, garantindo assim, maior proteção de seus dados pessoais e financeiros. A CDL Mossoró está comprometida em auxiliar a população com orientações e serviços que contribuam para um ambiente digital mais seguro.
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