A Prefeitura de Mossoró realizou no início da noite dessa quarta-feira (20) a solenidade de assinatura da ordem de serviço para a construção da Policlínica de Mossoró, equipamento que será erguido em terreno doado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), na avenida Francisco Mota (BR-110), no Alto de São Manoel.
A Policlínica contará com 12 especialidades médicas, como Angiologia, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Proctologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Radiologia, Urologia e Pequenas Cirurgias. Além desses serviços, a unidade também disponibilizará à população serviços e atendimentos nas áreas de Assistência Social, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Nutrição e Psicologia, entre outras.
O investimento na construção do equipamento, com recursos do programa “Mossoró Realiza”, é de R$ 5.304.646,52. Com a assinatura da ordem de serviço, as obras começaram nesta quinta-feira (21).
O secretário municipal de Infraestrutura, Rodrigo Lima, disse que “é um equipamento para transformar realmente a saúde dessa região e da cidade, com mais de 1,5 mil metros quadrados de área construída, um investimento de mais de R$ 5,3 milhões”.
Para o professor Rodrigo Costa, diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Ufersa, ao qual o curso de Medicina está vinculado, a Policlínica de Mossoró representa um avanço significativo não só para a comunidade em geral, mas também para os próprios estudantes.
“Essa Policlínica vai representar um grande aumento nos campos de estágio para os alunos. É um equipamento extremamente relevante tanto para a comunidade externa como para a comunidade ufersiana. Para o curso de Medicina vai ser um grande salto de qualidade, uma vez que a gente vai ter uma condição muito efetiva de formação dos nossos estudantes”, destacou.
A estrutura da Policlínica de Mossoró contará com ambientes como posto de enfermagem, salas de coleta pediátrica, mamografia, exames e ultrassonografia, fisioterapia, teste ergométrico, curativos, biópsia de próstata, exames laboratoriais e banheiros acessíveis, por exemplo.