A Prefeitura de Mossoró lamentou a morte de Padre Sátiro Cavalcanti, aos 93 anos, nesta segunda-feira (27). Através de nota, o Poder Executivo informou que ainda hoje será publicado um decreto estabelecendo cinco dias de luto oficial no município pela morte do líder religioso.
“Neste momento de profunda tristeza, a Prefeitura de Mossoró informa que publicará, ainda nesta segunda-feira (27), decreto estabelecendo 5 dias de luto oficial”.
A Prefeitura também cancelou o lançamento da 2ª fase do programa Mossoró Realiza que aconteceria nesta segunda, além da agenda administrativa que o prefeito Allyson Bezerra cumpriria em Brasília nesta semana.
“Sua trajetória de vida, dedicada à educação e ao sacerdócio, fica como exemplo a ser seguido por todos. Em junho deste ano, Padre Sátiro foi o primeiro agraciado com a medalha “Rodolfo Fernandes”, maior honraria da cidade criada no ano de 2022. Homenagem justa a quem tanto contribuiu para o desenvolvimento do município, por meio de sua lucidez, inteligência, humildade e fé”, destacou a nota.
CÂMARA DE MOSSORÓ TAMBÉM LAMENTA MORTE DO PADRE
A Câmara Municipal de Mossoró também lamentou a morte de Padre Sátiro Cavalcanti. Em nota enviada, a Casa Legislativa falou que “Padre Sátiro construiu longa trajetória em prol da religiosidade e do ensino, e deixa legado inestimável no município”.
A CMM informou que, em sinal de respeito, as bandeiras na sede da Câmara estão a meio mastro, seguindo o luto oficial de cinco dias em Mossoró.
“Outras homenagens a padre Sátiro seguirão no Legislativo que o homenageou em vida e continuará a fazê-lo postumamente”.
ESTADO DECRETA TRÊS DIAS DE LUTO
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, também lamentou a partida de Padre Sátiro Cavalcanti. Nas redes sociais, ela disse que “o Rio Grande do Norte perde um grande exemplo e eu perco um grande amigo. Padre Sátiro é uma referência não apenas para Mossoró, mas também para o RN e o Brasil”.
Como homenagem e reconhecimento pela trajetória do padre, a governadora informou decreto de três dias de luto no Estado.
PAU DOS FERROS DECRETA LUTO DE TRÊS DIAS
Natural da Comunidade de Poço de Pedra, no município de Pau dos Ferros/RN, Padre Sátiro Cavalcanti Dantas nasceu em 22 de janeiro de 1930.
A prefeita da cidade, Marianna Almeida, escreveu em suas redes sociais. “Pau dos Ferros se despede de um grande devoto de Nossa Senhora da Conceição, o nosso querido Padre Sátiro. Filho desta terra, mesmo de longe, nunca esquecestes o local onde nasceu a sua vocação. Pau dos Ferros agradece por tantas benfeitorias”.
A prefeita decretou luto oficial por três dias e se solidarizou com toda a Diocese, em especial “com a nossa Paróquia e com todos aqueles que conviviam diariamente no Colégio Diocesano”, finalizou.
ACJUS LAMENTA MORTE DE PADRE SÁTIRO
Através das redes sociais, a Academia de Ciências Jurídicas e Sociais (ACJUS) lamentou a morte do sócio fundador, primeiro ocupante da cadeira 28, patrono da biblioteca e da Medalha do mérito educacional, Padre Sátiro Cavalcanti Dantas.
“O Acadêmico, ao longo da sua trajetória de vida, representava o verdadeiro significado da existência humana, optando por defender os mais veneráveis, colocando na prática ações educacionais, culturais e sociais que possibilitaram a verdadeira emancipação social dos menos favorecidos”, diz o texto.
A instituição decretou luto oficial por três dias, estendendo a bandeira a meio mastro.