A Prefeitura de Mossoró convidou instituições de ensino e profissionalizantes a contribuírem com a formatação do modelo de funcionamento do Centro de Educação, Tecnologia e Capacitação (Cetec). Para as discussões acontecerem, um grupo de trabalho será formado com a presença de membros da gestão municipal e das instituições convidadas.
Visando debater o tema, o prefeito Allyson Bezerra recebeu na tarde dessa quarta-feira (31), no Palácio da Resistência, representantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e de instituições que compõem o Sistema S (Sebrae, Senai, Sesc, Sesi e Senac).
A proposta apresentada pela Prefeitura é que, ao mesmo tempo em que as obras do Cetec avancem, o modelo de funcionamento, com escolha de cursos, grade curricular e demais serviços que serão ofertados no espaço, seja definido. A licitação do Centro, cujo investimento total, entre obra e equipamentos de última geração, é superior a R$ 15 milhões, está em fase final.
“Chamamos as instituições agora, porque a obra está na fase final da licitação e antes que ela seja entregue, nós já estamos discutindo toda a grade curricular, os cursos que vão ser ofertados e como será a gestão. É um planejamento feito com muita antecedência”, pontuou o prefeito Allyson Bezerra.
SOBRE O CETEC
O Cetec, que levará o nome de Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, está sendo construído em terreno localizado na Avenida Rio Branco, Bairro Santo Antônio, nas proximidades do Centro Especializado de Reabilitação (CER) Benômia Maria Rebouças. A obra está sendo viabilizada por meio dos programas “Mossoró Realiza” e “Mossoró Cidade Educação”.
Ocupando uma área construída de 3,3 mil m², o Cetec possuirá quatro blocos com espaços como salas de programação, incubadoras de empresas, central de processamento de dados, sala de multimeios, robótica, capacitação, sala de solda, coworking, biblioteca, auditórios, entre outros.
O Centro terá energia solar e ainda ambientes de apoio universitário, espaços de convivência e estacionamento, inclusive adaptado para Pessoas com Deficiência (PcD).