A Prefeitura de Mossoró instalou o castramóvel na Avenida Alberto Maranhão, em frente a Escola de Artes. Inicialmente, o cadastro está disponível para pessoas em situação de rua e venezuelanos que sejam tutores de animais.
“Nós estamos fazendo uma ação educativa. A ideia é apresentar o equipamento para quem quiser entrar, conhecer e conversar sobre o seu funcionamento”, afirmou Ana Liza, coordenadora do Setor de Bem-Estar de Mossoró.
Com os cadastros, o planejamento é iniciar a realização dos procedimentos de castração em novembro. A iniciativa vai acontecer de forma itinerante, em formato de mutirão, a cada mês em um bairro. Os cadastros em cada local serão realizados de forma prévia no período de 15 a 30 dias, segundo a coordenadora.
“Vamos nos voltar para os bairros mais periféricos, onde estão mais animais em situação de rua. Faremos esse trabalho em parceria com protetores e ONG’s. Posteriormente, iremos para a Zona Rural. Vamos fazer o cadastro, avaliar a situação do animal e indicá-lo para a castração na semana seguinte”, destacou.
De acordo com Ana Liza, não há uma quantidade delimitada de animais a serem castrados em cada fase do projeto: “preferimos que o trabalho seja realizado com qualidade, e não com o foco na quantidade”, concluiu.
Poderão ser castrados cães e gatos, a partir dos 6 meses até os 6 anos de vida, que já tenham sido aprovados na avaliação clínica e nos exames laboratoriais.
Você precisa fazer login para comentar.