Bolsistas do Núcleo de Pesquisa e Extensão: Acesso à Terra Urbanizada, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), começaram a realizar o cadastro social dos proprietários de imóveis do Conjunto Santa Delmira, em Mossoró-RN.
O levantamento faz parte do Projeto de Regularização de iniciativa do Governo do RN, por meio da Companhia de Habitação do Rio Grande do Norte (CEHAB/RN), que contempla os conjuntos construídos pela antiga COHAB. Até hoje os proprietários desses imóveis não tiveram acesso à escritura pública, que garante o direito real a propriedade. O Núcleo Terra Urbanizada é o responsável por executar as atividades do Projeto. A expectativa é abranger mais de 1300 imóveis no Santa Delmira.
A equipe está indo de porta em porta com o objetivo de coletar informações sobre a casa, proprietário e documentos para o andamento do processo de regularização. De acordo com Francisco Nélio, Engenheiro Civil e Pesquisador do Núcleo Acesso à Terra Urbanizada, as visitas são realizadas nos finais de semana.
“Vamos continuar indo aos finais de semana, de manhã e de tarde, até finalizar o Conjunto. A gente acredita que esteja concluindo do final de março para o começo de abril. Nós vamos passar em todas as casas, e as que a gente for e o proprietário não estiver presente, nós deixamos o nosso contato junto com a identificação do imóvel pra que ele possa entrar em contato com a gente”, explica o pesquisador.
Os bolsistas vão estar identificados com a farda do Núcleo de Pesquisa e Extensão: Acesso à Terra Urbanizada com logo da UFERSA. Nélio explica que após a etapa que recolhimento de dados, a equipe conclui o projeto de regularização e protocola junto à Prefeitura.
“A partir da regularização o morador tem acesso a escritura pública de forma gratuita, o que valoriza seu imóvel, permite que ele possa pleitar financiamentos e possibilidades de fazer a transferência da casa diretamente com o cartório de imóveis”, diz Francisco Nélio.