Padroeira de Mossoró, Santa Luzia será homenageada com uma estátua no Museu do Sertão Professor Benedito Vasconcelos Mendes. O espaço cultural está localizado na Fazenda Rancho Verde, às margens da estrada da Alagoinha, a 4 quilômetros da zona urbana do município.
O monumento terá 11,5 metros de altura e pesará 15 toneladas. A obra é fruto do talento do artesão José Wellington Pereira da Silva, mais conhecido como Bibiu de Lajes.
Para esculpir a estátua, o artista plástico, de 44 anos, utilizou cimento, ferro, brita e concreto. Ele contou com a colaboração do também artista lajense João Galdino, igualmente reconhecido por seu trabalho artístico.

A construção da obra teve início em janeiro deste ano, em Lajes, e foi concluída nos últimos dias. A estrutura está sendo transportada para Mossoró dividida em três partes. A estátua passará por Mossoró nesta quinta-feira (07), onde será exposta no pátio da Estação das Artes Elizeu Ventania, e, em seguida, transportada para o museu.
O monumento será inaugurado oficialmente no dia 31 de agosto, durante a XXI Jornada Cultural do Museu do Sertão. Na ocasião, o professor Benedito Vasconcelos Mendes, idealizador e financiador da estátua, estará comemorando seus 80 anos de vida.
“Ao completar 80 anos, eu queria marcar o meu aniversario com um presente para a cidade de Mossoró. A estátua de Santa Luzia já foi sonhada por muita gente. Então, eu resolvi fazer por conta própria este monumento para presentar a minha cidade com a santa, que é a padroeira da nossa Mossoró”, afirmou Benedito Vasconcelos, idealizador do projeto.
A programação contará com uma Missa em Ação de Graças, às 8h, e, em seguida, às 9h, haverá a Bênção da Imagem Monumental Evocativa de Santa Luzia, presidida pelo sacerdote Agostinho Justino dos Santos. A diretora-geral do Grupo TCM, Zilene Medeiros, também estará presente na celebração.
Você precisa fazer login para comentar.