Faltando cinco dias para o início do Mossoró Cidade Junina, uma preocupação fica em evidência na cidade: a soltura de fogos de artifício com ruídos. Pensando nisso, a blitz “São João sem rojão” foi idealizada para reforçar o tema. No município, a prática é considerada criminosa, através do Decreto nº 6.692.
O objetivo principal da medida é sensibilizar a população sobre os impactos dos ruídos na vida de crianças, autistas, idosos, cardíacos e também na vida dos animais.
A ação pedagógica aconteceu em frente ao Teatro Dix Huit Rosado, no centro da cidade, reunindo ativistas, pais de crianças autistas, ONGs e pessoas ligadas à causa.
Para Paulo Renato, pai do pequeno Paulo Vitor de 8 anos, a conscientização das pessoas é muito importante, daí a importância de blitz como essa. “Como pai de uma criança autista, com hipersensibilidade auditiva, a soltura de fogos com ruído traz danos e sofrimento para as pessoas”.
A coordenadora da Saúde e Bem Estar Animal, Ana Liza Souza, falou que é um momento muito oportuno para falar sobre o assunto, “com a chegada das festas muitas pessoas querem extravasar a alegria soltando fogos ruidosos”.
Renata Praxedes é ativista da causa animal, segundo ela, nessas horas é necessário a reciprocidade, ou seja, “que as pessoas possam ver o outro lado, temos pessoas idosas e animais que ficam com muita sensibilidade a esses fogos” ressaltou.
Você precisa fazer login para comentar.