Em meio às transformações do comércio e à popularização da internet, os sebos de Mossoró continuam a marcar presença, mantendo viva a tradição da compra e troca de livros. Localizado no centro da cidade, um dos sebos, com quase 20 anos de funcionamento, abriga cerca de 25.000 exemplares, incluindo raridades e lançamentos.
Geovana Borges, auxiliar do sebo, explica que a demanda por livros usados se mantém forte, mesmo em tempos de fácil acesso à literatura online. “Sobrevive sim, porque os próprios clientes muitas vezes procuram livros usados. Não só novos, mas também usados”, afirma.
Entre os títulos mais procurados, Geovana destaca obras que se tornaram fenômenos, como “Pai Rico, Pai Pobre”, além de clássicos como “O Diário de Anne Frank” e sucessos de Colleen Hoover. Os sebos se destacam não apenas pela variedade de livros, mas também pelos preços mais acessíveis em comparação com livrarias convencionais.
Além da literatura, o sebo também possui um acervo de discos raros, atraindo colecionadores e amantes da música. Para se adaptar às novas demandas do mercado, os sebos em Mossoró estão inovando ao expandir suas operações para a internet. “Ampliamos também para a internet, vendendo no Mercado Livre e fazendo entregas em bairros próximos. Para quem está fora, podem entrar em contato pelo nosso Instagram, Resebo Mossoró, ou pelo celular para verificar o valor do frete”, complementa Geovana.
Com essa estratégia os sebos sobrevivem e prosperam, atraindo novos clientes e preservando a rica cultura literária da cidade.