O Sebrae do Rio Grande do Norte realizou nesta quarta-feira (12), a última reunião do ciclo de encontros com gestores municipais realizados em todas as regiões do estado. Essa foi a última de uma série de oito reuniões e aconteceu no Requinte Buffet, em Mossoró, contando com representantes dos 13 municípios, jurisdicionados à Agência Sebrae no Oeste, sediada na capital do Oeste Potiguar.
A mobilização estadual, que alcançou os 167 municípios potiguares, busca o fortalecimento das parcerias bilaterais em favor da criação de ambiente favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios no estado.
A ideia é estimular a adoção de políticas públicas assertivas, que fomentem o empreendedorismo em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Para isso, o Sebrae-RN apresentou aos gestores municipais potiguares portfólios de soluções, disponíveis aos gestores por meio de projetos voltados à melhoria em gestão, legislação e inovação. O intuito é promover o desenvolvimento regional e sustentável a partir do estímulo aos pequenos negócios.
Presente no encontro de hoje em Mossoró, o diretor de operações do Sebrae-RN, Marcelo Toscano, avaliou a iniciativa como estratégica e necessária. Para ele, as parcerias com os municípios devem ser decisivas para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte.
“Hoje o Sebrae encerra esse ciclo de reuniões com prefeitos eleitos e reeleitos, e entendo que foi um momento muito importante. Nesses encontros, tivemos a oportunidade de mostrar aos prefeitos eleitos em primeiro mandato, e para os reeleitos, o que o Sebrae de fato faz, o novo portfólio do Sebrae. Foi uma experiência muito rica, de muita troca de informação, para que, de mãos dadas, possamos ajudar os municípios, na gestão dos prefeitos e prefeitas eleitas e, com isso, ajudar o estado a se desenvolver, a crescer”, assevera Marcelo Toscano.
Em apresentação feita a prefeitos e representantes municipais, o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, apresentou panorama da economia potiguar e enfatizou a importância de esforço conjunto em prol do empreendedorismo estadual. Segundo ele, somente a partir do trabalho em parceria, será possível oportunizar gestões municipais e, especialmente, pequenos negócios ao acesso à inovação e a economias mais sustentáveis.
Essa visão foi compartilhada pelos gestores dos municípios do Oeste. Entre os quais, o representante da Prefeitura de Mossoró no encontro regional, o vice-prefeito Marcos Medeiros. Ele ressaltou a importância do suporte do Sebrae para alavancar pequenos negócios e reiterou a intenção de alargar esse compromisso.
Com esse intuito, o Sebrae apresentou soluções, como as Salas do Empreendedor e o projeto Cidade Empreendedora, que estimulam iniciativas de fomento ao empreendedorismo regional. Para se ter uma ideia, por meio de ações diversas em prol do desenvolvimento, o Cidade Empreendedora atendeu, em 2024, 50 municípios e impactou ao menos 20 mil pessoas. Já as Salas do Empreendedor estão presentes em 166 dos 167 municípios potiguares.
Outra solução apresentada integra ações desenvolvidas pelo IA Lab – hub de inteligência artificial do Sebrae-RN, criado para estimular inovação a partir do uso de inteligência artificial pelos pequenos negócios e gestões municipais. Trata-se de capacitações em IA específicas para servidores, agentes de desenvolvimento e professores municipais.
Nesse contexto de inteligência artificial, também se destacam o EngajAI, que estimula a comunicação cidadã para tornar a gestão mais eficiente, o Projeto Hub Mei, que oferece às Prefeituras banco de dados otimizados para facilitar a contratação de Microempreendedores Individuais através das compras públicas nos municípios.
A Agência Sebrae no Oeste, atende, além de Mossoró, os municípios de Baraúna, Apodi, Felipe Guerra, Governador Dix-sept Rosado, Caraúbas, Campo Grande, Janduís, Upanema, Serra do Mel, Areia Branca, Grossos e Tibau. A Sala do Empreendedor está instalada em todas as 13 cidades. Apontada como porta de entrada do atendimento do Sebrae nos municípios e decisivas no suporte aos pequenos negócios, as estruturas integradas à Agência Sebrae no Oeste contabilizaram juntas em 2024 8.316 atendimentos a 1.561 empresas.