A secretária municipal de Saúde de Mossoró, Morgana Dantas, concedeu entrevista ao Jornalismo TCM, nessa quarta-feira (17), e destacou iniciativas voltadas ao fortalecimento da rede pública de saúde.
Entre as principais medidas anunciadas está a criação de um Centro Cirúrgico Municipal, ou seja, uma estrutura própria da Prefeitura de Mossoró para realização de procedimentos eletivos, que não se caracterizam como cirurgias de urgência.
“Estamos nos preparando para oferecer um equipamento próprio do município, com estrutura e equipamentos totalmente novos. A meta é reduzir as filas de espera e garantir mais qualidade no atendimento”, afirmou a secretária. Com a abertura de um centro, a Prefeitura vai custear mão de obra médica, equipamentos e a instalação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Atualmente, a Prefeitura lançou um edital para contratação de cirurgias eletivas buscando a adesão de prestadores de serviço de procedimentos cirúrgicos. Em entrevista ao Jornalismo TCM, o prefeito Allyson Bezerra citou que hoje apenas o Hospital São Luiz estaria realizando as cirurgias pelo Município.
De acordo com Morgana, a Prefeitura já deu início a um novo processo de credenciamento de hospitais e retomou a realização de cirurgias eletivas e ginecológicas.
“Nós tínhamos pouco mais de 800 mulheres aguardando cirurgias ginecológicas, porém, nós já fizemos agendamentos dessas mulheres. Então, esses números agora, já no mês de agosto, devem cair em pelo menos 100. E de cirurgia geral, que aí é a vesícula, a hérnia, nós tínhamos uma média de 400 pessoas na fila e que também esse mês a gente já deve dar uma redução muito grande, porque nós ainda estamos realizando cirurgias no São Luís, que já vinha fazendo, e temos agora a Apamin que entrou e aguardamos que algum outro hospital venha a se credenciar. Recebi uma sinalização que talvez a Liga seja esse próximo hospital a estar se credenciando. Então, nós teremos aí um campo amplo de realização de procedimento cirúrgico, dando alívio a todas essas pessoas que estão aguardando”, afirmou em entrevista ao Meio Dia TCM, da Rádio 95 FM.
Confira a entrevista completa de Morgana Dantas ao Cenário Político, da TCM:



















































