Com informações do Senai-RN
O Senai do Rio Grande do Norte abriu, nesta segunda-feira (14), inscrições para 510 vagas em cursos técnicos gratuitos presenciais, em Natal e Mossoró. As áreas de formação variam de acordo com o município e incluem Eletrotécnica, Eletromecânica, Refrigeração, Petróleo e Gás, Administração e Segurança no Trabalho.
As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente online, pelo site www.rn.senai.br/publicacoes, até 30 de julho – ou antes dessa data, se atingido o número máximo de participantes esperados para o processo seletivo.
Quem pode participar
O público-alvo para os cursos são pessoas a partir de 16 anos, com Ensino Médio concluído ou em andamento, dependendo da área escolhida. A seleção será realizada por ordem de inscrição e mediante apresentação da documentação exigida no edital (Clique aqui ou acesse https://www.rn.senai.br/publicacoes/ para ler o edital 009/2025 com todos os detalhes ).
O início das aulas é previsto para 18 de agosto em Mossoró e para 7 de outubro em Natal. Os cursos têm duração de aproximadamente dois anos. Na capital, são oferecidas 270 vagas. Em Mossoró são 240.
A iniciativa faz parte do Programa de Gratuidade Regimental do SENAI-RN, voltado à inclusão social, por meio da formação profissional de pessoas de baixa renda.
Só entre janeiro e maio deste ano, mais de 8,2 mil matrículas em cursos presenciais, semipresenciais e EAD gratuitos foram realizadas no Rio Grande do Norte, de um total de 17.033 previstas para 2025 no estado.
Oportunidade
Para o diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello, a oferta gratuita de cursos técnicos representa um caminho concreto para a inserção no mercado de trabalho e o alcance de remunerações acima da média.
“O conhecimento dos cursos técnicos traz uma taxa de ocupação muito importante para a sociedade. São cursos longos, que nem sempre as pessoas têm condição de pagar e, então, por meio do Programa, nós temos uma belíssima oportunidade para quem quer estudar e se preparar para as oportunidades de emprego ou de ocupação, o que inclui abrir o próprio negócio”, observa o diretor.
Dados divulgados pela instituição apontam que profissionais de nível técnico, quando comparados com os de nível médio, chegam a ganhar cerca de 40% a mais no Rio Grande do Norte. Além disso, pesquisa com ex-alunos/as mostra que quase 90% dos/as egressos/as estão ocupados profissionalmente.

Aulas de Eletromecânica e Eletrotécnica, no CTGAS-ER, incluirão hidrogênio verde
Além das perspectivas de empregabilidade, formações de nível técnico no SENAI-RN foram reforçadas, em Natal, por conteúdos relacionados a hidrogênio verde – o chamado “combustível do futuro”.
“Os alunos dos cursos técnicos em Eletromecânica e Eletrotécnica do SENAI CTGAS-ER terão uma oportunidade única de aprofundar seus conhecimentos em hidrogênio verde, uma das principais apostas do mundo para a transição energética sustentável”, observa a diretora do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, Amora Vieira.
“Durante a formação, os estudantes participarão de aulas expositivas e práticas no 1º Centro de Excelência em Formação Profissional para Hidrogênio Verde do Brasil, instalado no próprio CTGAS-ER. O objetivo é capacitá-los para atuar com tecnologias de ponta voltadas à produção, armazenamento e aplicação do hidrogênio como fonte limpa, renovável e versátil de energia”, ressalta a diretora, acrescentando que, “com isso, o SENAI reforça seu compromisso em preparar profissionais alinhados às demandas da indústria do futuro, promovendo inovação e sustentabilidade no setor energético”.
Na capital potiguar, as aulas serão oferecidas pelo CTGAS-ER, localizado no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI (Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770 – Lagoa Nova). Em Mossoró, os cursos serão promovidos pelo Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna (SENAI/CETIB), na Rua José Leite, 100 – Abolição.
ONDE ESTÃO AS VAGAS
*Natal (CTGAS-ER):
- Técnico em Administração (2 turmas matutinas)
Carga horária: 820 horas - Técnico em Eletromecânica (vespertino)
Carga horária: 1440 horas - Técnico em Eletrotécnica (matutino e vespertino)
Carga horária: 1.260 horas - Técnico em Refrigeração (vespertino)
Carga horária: 1.200
*São oferecidas 45 vagas em cada curso.
**Mossoró (CETIB):
- Técnico em Administração
Carga horária: 820 horas - Técnico em Eletromecânica
Carga horária: 1440 horas - Técnico em Petróleo e Gás
Carga horária: 1.200 horas - Técnico em Segurança do Trabalho
Carga horária: 1.200 horas - Técnico em Refrigeração
Carga horária: 1.200 horas - Técnico em Eletrotécnica
Carga horária: 1260 horas
**Todos no turno vespertino, com 40 vagas, cada.
SAIBA MAIS – De moda a veículos elétricos: Outros cursos de qualificação também têm vagas abertas no SENAI
Os cursos técnicos gratuitos ofertados pelo SENAI fazem parte de um universo maior de oportunidades de formação composta, atualmente, por cerca de 1.866 vagas. Em Natal, há opções com foco em energia eólica, veículos elétricos, elétrica, refrigeração, alimentos, moda e vestuário. Em Mossoró, as áreas incluem mecânica automotiva, metalurgia, petróleo, segurança do trabalho, alimentos e transporte de cargas. São 55 cursos presenciais e 9 EAD (Educação à Distância), entre pagos e gratuitos.
Para mais informações acesse https://www.futuro.digital/rn e https://www.rn.senai.br/oportunidades/.
Você precisa fazer login para comentar.