Nesta sexta-feira (6), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Área Técnica de Saúde da Mulher e da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), promoveu um curso sobre inserção, revisão e retirada de Dispositivo Intrauterino (DIU). O evento aconteceu no auditório Deputado Leônidas Ferreira, da II Ursap, das 8h às 17h, e contou com a participação de enfermeiros das 2ª e 8ª Regiões de Saúde.
O DIU é uma opção contraceptiva importante no SUS, sendo utilizado para prevenir a gravidez não planejada. O curso foi dividido em duas etapas: uma teórica, que abrangeu todos os municípios jurisdicionados à II URSAP/Mossoró-RN, e uma prática, que será realizada de forma escalonada em municípios prioritários.
A formação teórica foi conduzida pela enfermeira sanitarista e obstetra Chyrly Elidiane de Moura, Mestre em Práticas de Saúde e Educação pela UFRN e representante da Área Técnica de Saúde da Mulher da SESAP-RN. A prática será aplicada nos municípios priorizados, selecionados com base na ausência de realização de procedimentos de DIU e na falta de referência para outros municípios.
A II Ursap capacitou 100% dos municípios na inserção, revisão e retirada de DIU, com a participação de 30 profissionais de enfermagem. A iniciativa visa fortalecer o cuidado com a saúde sexual e reprodutiva das mulheres e reduzir gestações não planejadas, abortos inseguros e morbimortalidade materna e infantil.
O curso também reforça a Resolução nº 690/2022 do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), que normatiza a atuação do enfermeiro no planejamento familiar e reprodutivo, e a Nota Técnica Nº 31/2023 do Ministério da Saúde, que recomenda a capacitação de médicos e enfermeiros para a inserção de métodos contraceptivos.
Maruska Matias, Referência do Programa Saúde da Mulher da II Ursap, destacou que as aulas práticas serão realizadas em municípios prioritários, escolhidos com base em critérios específicos. Chyrly Elidiane de Moura enfatizou a importância do treinamento para garantir a segurança e eficácia na inserção e retirada do DIU, ampliando o acesso a essa opção contraceptiva.