Na manhã deste sábado (10), a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) realizou a quarta captação de órgãos do ano em Mossoró. O trabalho é coordenado pela Comissão Intra-Hospitalar de Captação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), do Hospital Regional Tarcísio Maia. O transporte dos órgãos foi realizado pelo helicóptero Potiguar 02, do Governo do Estado.
Nesta ação, foram captados dois rins que serão enviados para transplantes no estado do Amazonas. De acordo com informações extraoficiais, a doação foi autorizada pela família de um motociclista por aplicativo, uma das três vítimas do acidente fatal ocorrido no dia 1º de maio, na Avenida Dix-neuf Rosado (Leste-Oeste), em Mossoró.
O CIHDOTT é a unidade de referência no trabalho de captação de órgãos, na rede da Secretaria de Estado da Saúde Pública. O trabalho é realizado há mais de dez anos. Atualmente, a Sesap regula a captação de órgãos, principalmente, em duas unidades da rede estadual: o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, e o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), em Natal.
No HRTM, a captação de múltiplos órgãos é realizada em pacientes com diagnóstico de morte encefálica, após o consentimento da família. O diagnóstico de morte encefálica é crucial no processo de doação, pois alguns órgãos precisam ser removidos antes da parada cardíaca para que o transplante seja viável.