A Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern) publicou na edição do Diário Oficial do Estado (DOU) dessa quinta-feira (20), a rescisão contratual com o Instituto de Desenvolvimento Educacional Cultural e Assistencial (Idecan). A banca foi a responsável pela organização dos concursos públicos para os cargos de técnico e docente, realizados em 2024.
A medida foi tomada após a conclusão de um procedimento administrativo por violações no concurso para professor do Ensino Superior. Segundo as denúncias recebidas pela Comissão Central do Concurso, o sistema do Idecan revelou a identidade dos candidatos perante as bancas examinadoras, violando os princípios da legalidade e da impessoalidade. O concurso estava suspenso desde o dia 17 de janeiro.
O Idecan foi notificado e tem o prazo de cinco dias para apresentar recurso. O instituto se posicionou sobre a decisão por meio de nota. Confira:
“O Instituto de Desenvolvimento Educacional Cultural e Assistencial (Idecan) informa que recebeu a decisão provisória da rescisão de contrato com a Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern), para o concurso com vagas para docentes.
Nas últimas semanas, a banca apresentou defesa prévia com as soluções que entende serem necessárias para a continuidade do processo seletivo.Desde a assinatura do contrato, o Idecan executou todas as etapas estabelecidas em edital.
Porém, como o processo seletivo se encontra na fase de correção das provas discursivas, o instituto acredita que um distrato amigável entre as partes será o melhor rumo para que o certame siga com a avaliação de títulos e resultado final, respeitando a vontade dos 1.269 candidatos que realizaram as provas.
Em mais de seus 25 anos, o Idecan sempre prezou pela lisura, qualificação e isonomia em seus concursos e reforça esses compromissos.”