A edição 2025 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) será marcada por novidades, especialmente no Processo Seletivo de Vagas Iniciais (PSVI) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). As inscrições para o SiSU ocorrem de 17 a 21 de janeiro, após a divulgação das notas do Enem 2024, prevista para 13 de janeiro.
A Uern disponibilizará 2.509 vagas em 66 cursos de graduação presenciais, distribuídas entre os campi de Mossoró, Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros. Entre as mudanças deste ano, destacam-se:
- Reclassificação de Cotistas:
Cotistas que alcançarem pontuação suficiente para aprovação na categoria de Ampla Concorrência serão classificados como Não Cotistas. Caso a nota não seja suficiente, permanecem concorrendo pela categoria de cota escolhida. - Fim do Argumento de Inclusão Regional:
Por determinação do MEC e em cumprimento a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o bônus regional para candidatos que cursaram o ensino fundamental e médio no RN não será aplicado no SiSU 2025.
De acordo com Fernanda Abreu, Pró-Reitora de Ensino de Graduação da Uern, o edital completo será divulgado em breve e incluirá outras novidades, como uma plataforma para envio digital de documentos dos aprovados. “Estamos empenhados em aprimorar nosso processo seletivo e acolher bem os novos estudantes”, afirmou.
As vagas na Uern estão distribuídas em três categorias:
- Cota Social: 50% das vagas, sendo 60% para Pretos, Pardos ou Indígenas (PPI) e 40% para estudantes de escolas públicas.
- Cota para Pessoas com Deficiência (PcD): 5% das vagas reservadas.
- Não Cotista: Destinada à ampla concorrência, para candidatos que não se enquadram nas categorias anteriores.
A convocação dos aprovados na Chamada Regular está prevista para 27 de janeiro. Mais informações e o acesso ao edital serão disponibilizados no site oficial da Uern.
Você precisa fazer login para comentar.