O Conselho Universitário da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) aprovou a concessão do Título de Doutora Honoris Causa a Marina Silva, ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal.
A decisão foi tomada na tarde desta quinta-feira (31), véspera do aniversário de 20 anos de transformação da Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM) em Universidade, no ano de 2005.
O reitor da Ufersa, professor Rodrigo Codes, também presidente do Conselho Superior, ressalta a importância da condecoração. “A ministra Marina Silva é um símbolo potente de coerência e uma defensora aguerrida do Meio Ambiente. Marina se tornou educadora nacional e isso, mais do que qualquer coisa, é credencial à deferência desta Casa. Não há desenvolvimento sem educação, nem progresso sem a proteção dos nossos biomas”, ressalta Codes.
Marina Silva é professora, ambientalista e política, formada em História e com especialização em Psicopedagogia e Teoria Psicanalítica. Na vida política, já ocupou os cargos de vereadora, deputada estadual, deputada federal, senadora e ministra do Meio Ambiente. A honraria concedida pela Ufersa se soma a dezenas de títulos e prêmios nacionais e internacionais, entre eles, o de Dra. Honoris Causa pela UFBA e pela Academia Chinesa de Silvicultura.
Mais homenagens – O órgão colegiado, instância máxima da Universidade, também aprovou outras três condecorações. As comendas e honrarias serão entregues no dia 29 de agosto, durante a Assembleia Universitária, às 19h, no Requinte Buffet, em celebração pelos 20 anos de transformação da ESAM em UFERSA.
O Título de “Professor Emérito” será entregue ao professor doutor José Espínola Sobrinho, aposentado do quadro da Ufersa, e a medalha “Professor Jerônimo Vingt-Un Rosado Maia” será outorgada a Isaura Amélia Rosado de Souza, também professora aposentada da Ufersa.
Já para receber o Diploma de Mérito Administrativo, a comissão destacou entre os indicados a ligação direta com o processo de transição, consolidação e expansão da universidade. Serão agraciados os servidores técnicos Antônio Aldemir Fernandes Lemos, indicado pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas (CCSAH), e Marcus Vinícius Rocha Herculano, indicado pelas pró-reitorias de Administração e Gestão de Pessoas. O terceiro nome é o do professor Josivan Barbosa Menezes Feitosa, ex-reitor, também indicado pelo CCSAH.