O Programa Pilotos do Semiárido: Asas para Todos vai oferecer curso de extensão, na modalidade presencial, para pilotos de avião civil na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Essa é a primeira vez que o curso de pilotos é oferecido por uma instituição pública. A oferta do curso é uma parceria firmada entre a Universidade e a Associação Nacional de Aviação Civil (ANAC).
O edital foi divulgado nessa terça-feira (23). As inscrições serão realizadas no período de 30 de abril a 31 de maio, no Portal da Fundação Guimarães Duque.
Segundo a Instituição, o curso de pilotos é totalmente gratuito, inclusive a inscrição e terá a seleção em duas etapas. Na primeira, com a seleção de 200 candidatos, sendo 50% do sexo masculino e 50% do sexo feminino. Já na segunda etapa, dos 200 candidatos serão classificados 20 – sendo 10 homens e 10 mulheres. Outros 80 ficam em um cadastro reserva com validade de três meses a partir do início do curso que será ministrado na Ufersa na modalidade totalmente presencial.
Sobre o curso
O objetivo da formação completa de pilotos comerciais de avião por meio do Programa de Diversidade, Inclusão e Formação da ANAC, denominado Asas para Todos, em parceria com a Ufersa, é fortalecer o ensino aeronáutico e democratizar o acesso à formação de pilotos civis no Brasil.
“Das 20 vagas oferecidas, 50% são destinadas para mulheres”, frisa o coordenador do curso, professor Rômulo Pierre Batista dos Reis, do Centro de Engenharias da Ufersa.
Outra exigência é que os candidatos sejam beneficiários do CadÚnico, além de ser maior de 18 anos e possuir ensino superior completo ou em fase de conclusão.
Confira aqui o edital completo do Curso de Pilotos da ANAC/Ufersa.