A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) realizará, nesta sexta-feira (20), o Workshop: Uso Legal de Drones, no Campus de Mossoró. O evento visa promover um diálogo sobre o uso seguro, regulamentado e responsável de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs), reunindo especialistas, profissionais, acadêmicos e agentes de segurança.
A abertura está marcada para as 8h, no Auditório Amâncio Ramalho, no Campus Leste da Ufersa, com a presença do reitor, professor Rodrigo Codes. A palestra de abertura será ministrada por Francisco Nélio da Silva Júnior, com o tema “Registro junto ao Ministério da Defesa: orientações e experiência prática”.
Durante a manhã, haverá também a palestra “Uso de aeronaves em situações de conflitos”, apresentada pelo Coronel Aviador Leland Delgado de Assis, seguida por uma mesa redonda entre os dois palestrantes.
No período da tarde, a programação inicia às 14h50, com a palestra “Uso de Drone na Segurança Pública: Transformando Operações e Garantindo a Legalidade”, apresentada pelo Sargento Luiz Inácio do Nascimento Neto. Em seguida, uma nova mesa redonda contará com a participação do especialista Arthur Pisaruk, do Sargento Luiz Inácio do Nascimento Neto e do Sargento Daniel da Rocha Correa, instrutor do Curso de Operadores de Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas classe 3 da Polícia Militar do RN.
O evento, com carga horária de 8 horas, é destinado ao público interno da Ufersa — alunos, servidores e professores — e ao público externo, como usuários profissionais e recreativos de drones e integrantes das forças de segurança pública. Além das palestras, o workshop contará com exposições de equipamentos e mesas redondas para aprofundamento dos temas abordados.
“Este Workshop é fruto da parceria entre a Ufersa e a Polícia Militar do RN, voltada para a formação de recursos humanos e aprimoramento do uso de RPAs em serviços públicos, especialmente na área de segurança”, explicou Paulo César Moura, professor da Ufersa e coordenador da iniciativa. Ele ressalta que o objetivo é contribuir para a conscientização e capacitação sobre o uso responsável de drones, visando à construção de um espaço aéreo mais seguro e regulamentado no Rio Grande do Norte.