O último trimestre registrou as maiores médias de temperaturas do ano de 2022 em Mossoró/RN. De acordo com dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), o mês mais quente do ano até então foi outubro, com média de 28,8 ºC.
Novembro foi o segundo mês mais quente até então, quando a média atingiu 28,7 ºC. O terceiro mês que registrou as maiores temperaturas em Mossoró foi setembro, com 28,4 ºC. No último trimestre os mossorenses sentiram mais calor do que no período do verão. A previsão da Emparn é que a média de dezembro supere as demais e atinja 29 ºC.
Gilmar Brisot, chefe da unidade instrumental de Meteorologia da Emparn, explica que essas temperaturas altas nesses meses são normais e se justificam pelo fato de Mossoró está localizada em uma região Semiárida, onde há falta de umidade. Isso faz com que os dias sejam mais quentes, e as noites tenham temperaturas mais amenas. De acordo com ele, geralmente outubro é o mês mais quente do ano em Mossoró.
“Geralmente o mês de outubro é o mês mais quente na cidade de Mossoró. As temperaturas variam em torno de 37 ºC, 38 ºC. No estado já é um pouquinho diferente, o mês mais quente é dezembro, mas a temperatura ela muda muito pouco porque tem muita influência da região semiárida. Mais de 90% do estado é semiárido, então você tem a predominância de temperaturas acima de 35 ºC, 36 ºC”, diz Gilmar Brisot.
Ainda de acordo com os dados do órgão, o mês 11 foi o mais quente do ano, até então, quando consideradas as temperaturas do estado. Novembro registrou média de 27,9 ºC, seguido por janeiro e fevereiro, ambos com 27,8 Cº.
Para os próximos meses, a previsão é que as temperaturas permaneçam nessas médias. “Para os próximos meses é previsto que as temperaturas fiquem nesse patamar. Temperatura máxima variando entre 37 ºC, 38 ºC. Na região de Mossoró a temperatura mínima variando em torno de 24 ºC, e as chuvas acontecendo de forma normal”, afirma Gilmar Brisot.