A Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte deu início ao processo de preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais deste ano. Todos os dados necessários para a votação estão sendo gravados nas mídias para, posteriormente, serem instalados nas urnas, que serão lacradas. Em Mossoró, o trabalho acontece entre os dias 23 e 27 de setembro, na sede do TRE.
Segundo Luiz Sérgio, Chefe da 33ª Zona Eleitoral, a carga é um processo oficial, previsto na legislação e nas normas que regem o processo eleitoral, e que acontece de forma transparente.
“A gente faz de portas abertas, com data anunciada em edital, previamente publicado. Ficamos a disposição de candidatos, partidos, OAB, Ministério Público e entidades em geral que desejem acompanhar e fiscalizar esse trabalho”, afirmou.
Luiz Sérgio ressalta que os candidatos que tiveram suas candidaturas indeferidas no processo de registro eleitoral terão seus nomes nas urnas.
“Os votos serão computados, mas ficarão aguardando desfecho do seu recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Embora a candidatura tenha sido indeferida, o candidato pode permanecer em campanha pois há instancias recursais que podem reverter esse resultado. Se o candidato acredita que tem chances de reverter, que é plausível a chance do seu recurso obter êxito, ele terá o direito de continuar com seu nome na urna e o eleitor poderá votar nele. Agora, ficará sabendo que esse voto poderá ser anulado caso a sua candidatura seja, em ultima instancia, indeferida”.