A Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró anunciou que quer ser a primeira cidade a usar a vacina contra dengue da farmacêutica Taketa. O problema é que isso não tem prazo para acontecer. É que a vacina está sendo analisada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e isso não tem um prazo fixo.
Entramos em contato com a farmacêutica que nos informou que não há uma negociação aberta por falta de aprovação da Anvisa. E que isso faz com que a companhia ainda não tenha um plano de distribuição do imunizante.
“A Secretaria de Saúde de Mossoró (RN) se colocou à disposição para ser a primeira cidade a receber o imunizante, mas não há negociações comerciais entre a Takeda e o Secretaria para disponibilizar primeiramente a vacina contra a dengue desenvolvida pela companhia no município, [] o imunizante foi submetido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e ainda está sendo avaliado pela agência reguladora.”
A vacina da Takeda promete ser a mais ampla contra a dengue já usada no Brasil. Uma outra vacina já foi usada no Sul do país mas tinha uma indicação muito específica para pessoas que já tinham tido a doença. A empresa
“Quanto à informação sobre o imunizante contra a dengue já disponibilizado no Brasil e mencionado pela imprensa, não se pode fazer comparações diretas, uma vez que não há estudo comparativo com a vacina candidata da Takeda”.
O último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, publicado no sábado (30) revela que o estado registrou 27.252 casos prováveis de dengue entre janeiro e o dia 18 de junho deste ano. De acordo com a pasta, há 4.614 casos confirmados da doença no estado e os casos suspeitos são 30.850 neste período.
O boletim aponta ainda dois óbitos confirmados pela doença e 19 em processo de investigação. A incidência por 100 mil habitantes é de 765,31 casos prováveis.
Vacina do Butantan
Desde 2009 pesquisadores do Butantan estudam a produção de uma vacina contra o vírus da dengue. Ela ainda não tem previsão de distribuição à população, mas os ensaios clínicos estão bem avançados. Esse imunizante usa a técnica de vírus atenuado contra a dengue, utilizando vírus enfraquecidos que induzem a produção de anticorpos sem causar a doença e com poucas reações adversas. O imunizante será tetravalente, protegendo dos quatro tipos de dengue (tipo 1, 2, 3 e 4).