Durante o verão os dias são mais longos e as temperaturas mais quentes. Nesse período nosso corpo se expõe mais ao sol e sente as consequências do calor, como a desidratação. Quem mais sofre com isso é a nossa pele, por isso os cuidados com ela nos próximos meses precisam ser intensificados. A dermatologista Liliane Negreiros explica que a proteção, independente do tipo, é essencial.
“A gente chama de protetor tudo que bloqueia o sol, os raios solares de atingirem nossa pele. Então protetor solar na verdade pode ser o filtro solar, que é o produto químico, aquele creme, aquela loção, aquele spray, que a gente aplica na pele, mas outros protetores também existem, como a camisa de proteção solar, o boné, o chapéu adequado, protegendo orelhas e nuca. E também a própria proteção física de uma cobertura”, explica Liliane.
Segundo a dermatologista, o período das 9h às 13h é o de maior incidência de raios ultravioleta em Mossoró. Nesses horários o ideal é combinar duas ou mais formas de proteção, como o filtro solar mais óculos escuros. Já para quem vai para a praia, a indicação é não passar muito tempo exposto ao sol sem estar protegido.
Liliane Negreiros explica que exposição a longo prazo pode causar consequências à pele a longo prazo, como queimaduras, envelhecimento e até câncer de pele.
DICAS DE CUIDADOS COM A PELE NO VERÃO
- Usar filtro solar
- Manter-se hidratado ingerindo água
- Usar roupas leves
- Tomar banho com água doce após sair do mar
- Evitar o ressecamento da pele usando hidratante