A diretora geral da TCM Telecom, Zilene Medeiros, foi uma das escolhidas para receber a Medalha da Abolição 2023. A comenda, criada pela Lei Municipal 20/68, será entregue durante a Assembleia Universitária da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), no dia 28 de setembro, o aniversário da instituição.
A escolha dos homenageados foi realizada pela Comissão Permanente da Medalha da Abolição em reunião realizada nessa quarta-feira (5). A concessão da medalha é feita a personalidades que tenham se notabilizado na prestação de serviços à comunidade, nas áreas de educação e cultura, sobretudo em benefício da Uern.
Atual diretora do Grupo TCM, no início dos anos 2000, Zilene Medeiros fundou, com o professor Milton Marques de Medeiros, a TV Cabo Mossoró. A empresa evoluiu e hoje está presente nas cidades de Apodi, Felipe Guerra, Governador Dix-sept Rosado, Caraúbas, Upanema, Assú, Tibau, Pau dos Ferros, Campo Grande, Itajá e Ipanguaçu gerando empregos e oportunidades.
A empresária iniciou sua trajetória profissional na Casa de Saúde São Camilo de Lélis. É graduada em Serviço Social pela Uern. Cursou Administração dos Serviços de Saúde na Universidade de Ribeirão Preto, em São Paulo; e se especializou em Administração Hospitalar e Gestão da Qualidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi assessora especial do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte.
Além de Zilene Medeiros, vão receber a homenagem a professora Nevinha Gurgel, reitora da Uern entre 1993 e 1997 e o professor Felipe Caetano (in memorian), militante da cultura e do teatro.