Esta semana acabou a fase de instrução do processo que julga Ialamy Gonzaga, Josemberg Alexandre da Silva e Francisco de Assis Ferreira da Silva acusados de assassinar Eliel Ferreira Cavalcante Júnior e de tentar matar o namorado dele.
Após ouvir testemunhas e acusados, promotor do caso Ítalo Moreira pediu ao Poder Judiciário que o caso seja julgado por júri popular. Ou seja, sete jurados vão decidir se os três acusados são culpados.
Sobre a motivação do assassinato e da tentativa de assassinato, o Ministério Público disse não ter encontrado provas de que tenha sido um crime de homofobia. O MP disse que os acusados agiram como “donos da rua” e diante de um suposto assalto na região resolveram desconfiar das vítimas. Eles teriam julgado os dois e condenados a morte, mas um conseguiu escapar.
O processo agora espera uma posição do juiz do caso.
Relembre o caso
- Sábado 9 de abril de 2022 – Eliel Ferreira Cavalcante Júnior, 25 anos, foi morto em via pública com cerca de 9 tiros de pistola.
- Segunda-feira 11 de abril de 2022 – Delegado detalha investigação sobre o crime; de acordo com a Polícia, a vítima foi confundida com um assaltante.
- Terça-feira 12 de abril de 2022 – Reviravolta: Advogado diz que morte de Eliel foi crime de homofobia.
- Quinta-feira 14 de abril de 2022 – Delegado diz que não vai comentar, por enquanto, versão do advogado.
- Segunda-feira 25 de abril de 2022 – Homem acusado de matar Eliel se entregou à polícia.
- Segunda-feira 3 de maio de 2022 – Ministério Público oferece denúncia no Caso e não trata como crime de homofobia.
- Terça-feira 5 de julho – Marcada audiência de instrução do caso Eliel.
- Quinta-feira 20 de julho – Caso Eliel: judiciário realiza primeira audiência do caso.