Um novo software foi desenvolvido para otimizar o trabalho do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública do RN (CIOSP), tornando o serviço mais eficaz, com a possibilidade de atender a população de maneira direta e coibindo trotes telefônicos. Segundo o Coronel Macedo, Comandante do CIOSP, trata-se de uma ação inovadora, “é o que temos de mais moderno no Brasil, em matéria de atendimento e despacho das ocorrências”.
O projeto foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), uma parceria que se estende por anos entre a Secretaria de Segurança Pública do RN e a unidade de ensino superior. “Estamos sempre propondo soluções inovadoras, integrando a UFRN e a sociedade”, ressaltou Frederico Araújo, coordenador do Metrópole Digital/ UFRN.
Todo o investimento foi avaliado em R$ 600 mil, com esse novo software o Governo do Estado vai economizar cerca de R$ 1 milhão de reais por ano, referente ao custo da terceirização do sistema anterior.
De acordo com o Procurador do Trabalho, Gledson Gadelha, “esses recursos advém de condenações trabalhistas na região de Mossoró. Fizemos um conjunto de condenações e separamos esses valores para serem aplicados na própria sociedade”, afirmou.
O Ministério Público autorizou a execução do projeto como uma forma de aprimorar os mecanismos de segurança, como afirma a Promotora Eliane Cardoso, “uma forma de articular atores importantes para melhorar as ações que são desenvolvidas”.
Confira a reportagem completa de Ednardo Paiva: